É o ramo escoteiro formado por jovens de 18 a 21 anos. O programa educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando sobre tudo o serviço à comunidade como expressão da cidadania. O lema utilizado pelo pioneiro é “SERVIR”. A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamada de Clã. O Clã Pioneiro pode ser masculino, feminino ou misto. O Clã é orientado por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que podem ter seus assistentes. A Comissão do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. O Mestre Pioneiro detém o poder de veto, que deverá exercitar em casos excepcionais de forma a balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.

O RAMO PIONEIRO NO GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY

O Ramo Pioneiro foi criado no Grupo Escoteiro Jaguary logo após sua fundação em 1982. Devido às dificuldades do grupo não possuir uma sede fixa, não exista um local para o Clã. Esta situação somente se regularizou após a ida do grupo para o Posto de Monta em 1998, local da atual sede. O primeiro mestre pioneiro foi Fernando Ribeiro de Azevedo Vasconcellos. O GEJ sempre teve pioneiros, mais não um Clã propriamente dito, então no dia 1º de maio de 1998 foi fundado o Clã Pioneiro Luiz Izzo Filho (CLIF), os fundadores foram Aldo Aparecido de Souza Júnior, Rodrigo Mendes Rodrigues e Thiago Queiroga de Jesus. O primeiro mestre pioneiro do CLIF foi Márcio Zamana. Em 2001 foi construída a atual Caverna do Clã, nesta construção participaram as seguintes pessoas do clã: Renato Nogueira, João Fabiano de Godoy Silva, Gerson Benevides Cardoso Filho, André Luiz dos Santos, Lia Câmara Giani, Júlia Câmara de Assis, Fabiano Donizete de Luma Souza e Flávio Esteves. A Bandeira do Clã foi desenhada por André Luiz dos Santos e Gerson Benevides Cardoso Filho e confeccionada por João Fabiano de Godoy Silva e sua mãe Maria Alice de Godoy Silva. O Brasão do clã foi criado pelo Mestre Pioneiro Márcio Zamana e os pioneiros Ricardo Abib Gantus, Renato Batista Nogueira em 2000.

Pioneiros Jaguary

Membros do Clã em 1999 – Ricardo Abib, Conrado Vasselai, Aldo Aparecido de Souza Júnior, Rodrigo Mendes Rodrigues

Membros do Clã em 2001

O PATRONO DO CLÂ

O Clã recebeu o nome de CLÃ PIONEIRO LUIZ IZZO FILHO pelos seus fundadores em homenagem ao chefe Luiz Izzo Filho.Izzo administrou o Grupo Escoteiro Jaguary (134/SP) com muito esforço, dedicação e trabalho, superando todos os obstáculos nos primeiros anos após a fundação do grupo em 1984. Desta forma o Clã homenageia o grande escotista, que é certamente é um dos grandes responsáveis pela existência do grupo nos dias de hoje.

Tem-se abaixo um pequeno resumo, para que os futuros pioneiros que não o conheceram possam saber um pouco mais da vida do distinto chefe escoteiro que é patrono deste clã:

“Luiz Izzo Filho nasceu no dia 14 de Maio de 1944 em Bragança Paulista (SP), cidade onde viveu e trabalhou como bancário. Casado com Meire Izzo com quem teve três filhos: Justina, Juçara e Júlio. Faleceu aos 52 anos, nesta cidade no dia 02/06/1996”.

 Luiz Izzo Filho

Luiz Izzo Filho

O GRITO DO CLÃ

Clã Pioneiro Luiz Izzo Filho.
Ser um grande cavaleiro.
E Fiel escudeiro.
Um distinto Brasileiro.
São três metas na mente do um Pioneiro.
Do jovem de um país é que nasce o cidadão.
Por isso que lutamos para erguer nossa nação.
Temos força para vencer e coragem para seguir.
Almejando essas metas nosso lema é servir.
SERVIR

Autoria: Pioneiros Conrado Vassalai e Aldo Aparecido de Souza Júnior

QUADRO DE HONRA DO RAMO PIONEIRO

O distintivo de Insígnia de B.P representa o estágio máximo alcançado por um jovem no Ramo Pioneiro.

Receberam o distintivo de Escoteiro da Pátria:

01 – 2016 – Rafael Frazão Campos Ito

02 – 2022 – Maristela Campos Muner

03 – 2022 – Carlos Eduardo de Lima Campos

04 – 2023 – Sthefany Garcia

Mais informações acesse o e-book  História do Grupo Escoteiro Jaguary

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens