Neste dia 10 de agosto, comemorou-se o 62° ano da volta dos expedicionários bragantinos da Europa, após passarem mais de 200 dias em luta na 2ª Guerra Mundial, em campos de batalha contra o nazismo. Para homenageá-los, a Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prestou uma homenagem, na Praça Princesa Isabel, em frente à Igreja do Rosário, próximo à pedra fundamental de um monumento em homenagem aos pracinhas.
Segundo o ex-combatente Luis Caetano de Moura, 86 anos, que esteve presente à solenidade, “a presença da população neste evento mostrou que os bragantinos nunca nos esqueceram e temos uma grande gratidão por isso”. Caetano também pregou a paz e afirmou que “guerra, nunca mais”.
Próximos ao monumento que homenageia os ex-combatentes, localizado à Praça Princesa Isabel, em frente à Igreja do Rosário, houve o hasteamento da Bandeira Nacional, do Estado de São Paulo e do município e o canto do Hino Nacional junto com membros do Tiro de Guerra, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e escoteiros. O prefeito João Afonso Sólis (Jango) também esteve presente à homenagem.