O RAMO PIONEIRO

É o ramo escoteiro formado por jovens de 18 a 21 anos. O programa educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando sobre tudo o serviço à comunidade como expressão da cidadania. O lema utilizado pelo pioneiro é “SERVIR”.  A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamada de Clã. O Clã Pioneiro pode ser masculino, feminino ou misto. O Clã é orientado por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que podem ter seus assistentes. A Comissão do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação.   O Mestre Pioneiro detém o poder de veto, que deverá exercitar em casos excepcionais de forma a balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.

1

 


O RAMO PIONEIRO NO GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY

1

O Ramo Pioneiro foi criado no Grupo Escoteiro Jaguary logo após sua fundação em 1982. Devido às dificuldades do grupo não possuir uma sede fixa, não exista um local para o Clã. Esta situação somente se regularizou após a ida do grupo para o Posto de Monta em 1998, local da atual sede. O primeiro mestre pioneiro foi Fernando Ribeiro de Azevedo Vasconcellos. O GEJ sempre teve pioneiros, mais não um Clã propriamente dito, então no dia 1º de maio de 1998 foi fundado o Clã Pioneiro Luiz Izzo Filho (CLIF), os fundadores foram Aldo Aparecido de Souza Júnior, Rodrigo Mendes Rodrigues e Thiago Queiroga de Jesus. O primeiro mestre pioneiro do CLIF foi Márcio Zamana. Em 2001 foi construída a atual Caverna do Clã, nesta construção participaram as seguintes pessoas do clã: Renato Nogueira, João Fabiano de Godoy Silva, Gerson Benevides Cardoso Filho, André Luiz dos Santos, Lia Câmara Giani, Júlia Câmara de Assis, Fabiano Donizete de Luma Souza e Flávio Esteves. A Bandeira do Clã foi desenhada por André Luiz dos Santos e Gerson Benevides Cardoso Filho e confeccionada por João Fabiano de Godoy Silva e sua mãe Maria Alice de Godoy Silva. O Brasão do clã foi criado pelo Mestre Pioneiro Márcio Zamana e os pioneiros Ricardo Abib Gantus, Renato Batista Nogueira em 2000.

2
Membros do Clã em 1999
Ricardo Abib, Conrado Vasselai, Aldo Aparecido de Souza Júnior,
Rodrigo Mendes Rodrigues

2001
Membros do Clã em 2001

O PATRONO DO CLÂ

O Clã recebeu o nome de CLÃ PIONEIRO LUIZ IZZO FILHO pelos seus fundadores em homenagem ao chefe Luiz Izzo Filho.Izzo administrou o  Grupo Escoteiro Jaguary (134/SP) com muito esforço, dedicação e trabalho, superando todos os obstáculos nos primeiros anos após a fundação do grupo em 1984. Desta forma o Clã homenageia o grande escotista, que é certamente é um dos grandes responsáveis pela existência do grupo nos dias de hoje.

Tem-se abaixo um pequeno resumo, para que os futuros pioneiros que não o conheceram possam saber um pouco mais da vida do distinto chefe escoteiro que é patrono deste clã:

Luiz Izzo Filho nasceu no dia 14 de Maio de 1944 em Bragança Paulista (SP), cidade onde viveu e trabalhou como bancário. Casado com Meire Izzo com quem teve três filhos: Justina, Juçara e Júlio. Faleceu aos 52 anos, nesta cidade no dia 02/06/1996”.

 
                 Luiz Izzo Filho

O GRITO DO CLÃ

Clã Pioneiro Luiz Izzo Filho.
Ser um grande cavaleiro.
E Fiel escudeiro.
Um distinto Brasileiro.
São três metas na mente do um Pioneiro.
Do jovem de um país é que nasce o cidadão.
Por isso que lutamos para erguer nossa nação.
Temos força para vencer e coragem para seguir.
Almejando essas metas nosso lema é servir.
SERVIR

Autoria: Pioneiros Conrado Vassalai e Aldo Aparecido de Souza Júnior

MESTRES PIONEIROS

Foram Mestres(as) Pioneiros(as) as seguintes pessoas:

Nome
Adilson Xavier Lima
Cecília Daneloni
Erika Matos Teixeira
Fernando Ribeiro de Azevedo Vasconcellos
José Maria Efigênio Leme
José Maria Wünsch
Luis Fernando Kairalla de Queiroz
Marcio Zamana
Sueli
Uiuri de Faria Vasconcellos
Wanderley Gonçalves

 

PRESIDENTES DO CLÃ

Nome
André Luiz dos Santos
Bruna Duarte
Carolina Almeida
Gerson Benevides Cardoso Filho
João Fabiano de Godoy Silva
Julia Câmara  de Assis
Larissa Picinato Mazuchelli
Lia Câmara Giani
Natália Caramaschi Gonçalves da Silva
Priscila Nascimento Costa

 

QUADRO DE HONRA DO RAMO PIONEIRO

insignia b p

O distintivo de Insígnia de B.P representa o estágio máximo alcançado por um jovem no Ramo Pioneiro.

 
 
 
 
 
Receberam o distintivo de Escoteiro da Pátria:

ANO NOME
2016 Rafael Frazão Campos Ito


insignia b p 2016 1
Rafael Frazão Campos Ito recebendo a Insignia de B.P em 2016

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.