gej1997


BRAGANÇA PAULISTA/SP
100 ANOS DE ESCOTISMO (1917-2017)
GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY (1983-2017)


cflj


C F L J
CLUBE DA FLOR DE LIS JAGUARY
Fundado em 11/07/2017

PROMOVENDO SUPORTE
ÀS ATIVIDADES ESCOTEIRAS


 
ANTIGO  ESCOTEIRO,  ONDE  ESTÁ VOCÊ? 

Que saudade invade o meu coração agora que você está tão longe...
Como me dói sabê-lo tão distante dos dias em que juntos, cheios de alegria e temor, fomos para o Grupo Escoteiro - o nosso Grupo!
Lembra-se?
Íamos felizes, garbosos mesmo!
Íamos com o nosso uniforme novinho a espera de nossa primeira etapa, do nosso primeiro nó, o tão esperado acampamento...
Lembra-se dele?
Lembra-se daquele “Fogo de Conselho” tão diferente, tão bacana?
Puxa irmão,  como  foi bonito! A turma em volta da fogueira, cantando, pulando, mas... Não tanto quanto o nosso coração!
E a barraca, o chão logo abaixo do nosso corpo ...
Aquele cheiro  de mato,  da lona molhada pelo sereno, lembra-se?
Conversamos durante tantas e tantas horas, vimos mesmo o dia nascer!
O som do silêncio, e então, os pássaros...
Como aprendemos... Puxa irmão, quanta saudade!
Nós nos separamos, ficamos adultos. Viram os doutores!
E os nossos ideais daquela época, onde estão...
Meu Deus, a onde estão?  
Vivemos hoje, numa violenta rotina “que não deixa tempo para mais nada” e o pior, a reclamar da sociedade, do mundo, e até da vida!  
É... Irmão, os nossos ideais... Onde estão?
A onde está você?

Seu irmão Escoteiro

Fonte: Circulo dos Antigos Escoteiros

VENHA PARA O CLUBE DA FLOR DE LIS JAGUARY

Se você já foi escotista no Grupo Escoteiro Jaguary ou já foi um membro juvenil (lobinho, escoteiro, sênior ou pioneiro) e gostaria de voltar para o grupo, mas por algum motivo não tem disponibilidade de horários para participar nas atividades, venha para o Clube da Flor de Lis Jaguary. No Clube você poderá relembrar histórias, rever amigos e continuar contribuindo com o Grupo Escoteiro Jaguary.

O Clube permite que os antigos membros do grupo possam retornar ao grupo, e continuar contribuindo com os jovens e a comunidade. Seus membros possuem uma característica em comum: desejam pertencer à Família GEJ e contribuir, mesmo à distância, para que o grupo atenda a um número cada vez maior de jovens, possibilitando que eles aproveitem ao máximo todas as experiências que o escotismo tem a oferecer.

Como diz aquela música Canção da América de Milton Nascimento: "Qualquer dia, amigo eu volto a te encontrar. Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar."

INTRODUÇÃO

O Escotismo é um movimento para crianças e jovens, porém não podemos esquecer que se realiza através da colaboração de adultos voluntários. A maior dificuldade é conseguir adultos que se disponham a participar efetivamente, porém nem todas as funções necessitam adultos que se dediquem dentro de um quadro de tempo integral, como por exemplo, aos sábados á tarde, necessitamos também de pessoas para funções que são eventuais, em que a sua requisição seja flexível e adequada à sua disponibilidade de tempo.

O CFLJ oferece aos adultos que já passaram pelo grupo (ex-membros) uma oportunidade de continuar no grupo, contribuindo com os seus talentos e conhecimentos, em um modelo flexível de voluntariado. Deste modo todos saem ganhando, as crianças e jovens do Grupo Escoteiro que contarão com mais adultos contribuindo para o seu desenvolvimento, o grupo que poderá desenvolver melhores atividades e melhor atender à comunidade, e os próprios adultos do clube, que terão oportunidade de participar, ou voltar a participar do escotismo, em condições adequadas ao seu perfil e horário disponível.

HISTÓRIA DO CFL NO BRASIL
1981  Criado no GESD-20/PR o Círculo de Antigos Escoteiros (CAE). 
1985 Proposto à antiga CNOC (Comissão Nacional de Orientação e Coordenação) para que adultos que não tinham sido escoteiros também participassem do CAE. Não foi aprovado.
1987 Proposto e aprovado na CNOC a expansão do CAE, permitindo a participação de "qualquer" adulto e a mudança de nome para Clube da Flor de Lis - CFL.
1988 Criado o primeiro Clube da Flor de Lis do Brasil no Grupo Escoteiro Santos Dumont (20/PR), em Curitiba/PR.

OBJETIVOS

O Clube da Flor de Lis Jaguary (CFLJ) tem por finalidade a colaboração no desenvolvimento do Escotismo, especialmente do Grupo Escoteiro dentro da comunidade, desempenhando, expressamente, funções encomendadas ou delegadas pela Diretoria do Grupo, a qual se reporta diretamente e a quem se subordina.

O Clube da Flor de Lis é antes de tudo um grupo de amigos, que tenham sido escoteiros, que se reúnem em horários alternativos no grupo ou utilizando meios virtuais (Grupos no Facebook ou WhatsApp), para apoiar as atividades do Grupo Escoteiro Jaguary.

Os principais objetivos do Clube são:

  • Contribuir com o crescimento do escotismo;

  • Apoiar administrativamente a Diretoria do Grupo;

  • Participar de processos de busca de parcerias com outras organizações sociais e públicas;

  • Ampliar o quadro de integrantes do GEJ;

  • Fortalecer financeiramente o grupo com recursos obtidos pelo clube em seus eventos;

  • Auxiliar o grupo e seções em atividades técnicas e festivas;

  • Atuar como examinadores de especialidades.

REGULAMENTAÇÃO

O Clube da Flor de Lis tem sua existência regulamentada no Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e no POR (Princípios, Organização e Regras):

  • Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, Título III, Artigo 42 do Quadro Social, § 4º:
São contribuintes pais ou responsáveis dos beneficiários, membros dos Clubes da Flor de Lis e pessoas ou entidades admitidas pela respectiva Diretoria e que concorrem com contribuições regulares, segundo critérios definidos pelas Assembleias correspondentes, na forma de seus respectivos regulamentos.
  • POR (Princípios, Organização e Regras), Regra 123, item I:

São contribuintes as mães, os pais ou outros responsáveis legais pelos membros juvenis; os antigos escoteiros; os membros de Clube da Flor de Lis; e outras pessoas e entidades admitidas como tal e que contribuam com mensalidades ou anuidades na forma dos regulamentos dos órgãos da União dos Escoteiros do Brasil.

Os membros do clube são registrados na categoria "Clube da Flor de Lis" no SIGUE.

flordelis

 

O QUE FAZ O CFLJ

Além de ser um espaço de encontro de adultos que foram escoteiros, também atua apoiando as atividades do Grupo Escoteiro Jaguary. É uma maneira de adultos doarem algum tempo ao escotismo, de modo flexível e adequado à sua disponibilidade e perfil. Este apoio pode ser dado de diversas maneiras, a seguir descrevemos alguns exemplos:

Apoio ao programa escoteiro

  • Um membro juvenil deseja conquistar uma especialidade que está dentro da área de conhecimentos de um membro do Clube, este membro pode atuar como instrutor e/ou instrutor da especialidade, hoje há mais de uma centena delas cobrindo diversas áreas, de paraquedismo a cozinha vegetariana, de DJ a slackline.

  • Um escotista precisa se afastar das atividades por algum tempo, quer seja por motivo de saúde ou profissional, membros do Clube podem substituí-lo para que as atividades da seção não fiquem prejudicadas durante este período.

Desenvolvimento de atividades

  • Cadastro de locais possíveis de desenvolver acampamentos, conseguindo as devidas autorizações.

  • O Grupo organiza um dia de Escoteiro para captar novos membros, esta atividade envolve divulgação, montagem de bases, e administração de bases, muitas tarefas das quais poderiam ser desenvolvidas por membros do Clube.

  • Apoio na cozinha e montagem de bases do acampamento anual do grupo, também podendo colaborar no transporte de material a ser utilizado nas atividades.

  • Organizar uma cantina ou biblioteca.

QUEM PODE SER MEMBRO DO CFLJ

Pode participar no CFLJ:

  • Ex-Escotistas do GEJ;
  • Antigos membros juvenis do GEJ (lobinho, escoteiro, sênior/guia e pioneiros), que hoje possuam mais de 18 anos;
  • Pais de membros juvenis ativos no GEJ.

ESTRUTURA DO CFLJ

O Clube é dirigido por um Comitê gestor que se conecta diretamente com a diretoria do grupo, este comitê tem o número de membros definido no regulamento próprio do Clube. O Coordenador do comitê faz a ligação entre a diretoria e escotistas do grupo e os membros do clube, mobilizando-os e estimulando-os a assumir tarefas requisitadas pela diretoria.


O comitê é o responsável pela gestão do clube, especialmente o controle dos associados e o estimulo ao registro escoteiro. O clube pode operar em equipes de afinidades, por exemplo, campismo, especialidades, aventura, marketing, etc. Um membro do clube pode pertencer a tantas equipes quantas forem as suas áreas de afinidade.

VESTIMENTA

O sócio utiliza uma camiseta personalizada do clube. Os membros que foram promessados como escoteiro poderão usar o lenço do Grupo. O uso do uniforme escoteiro é opcional.

FORMAÇÃO

Ainda que o propósito principal do Escotismo seja contribuir para o desenvolvimento dos jovens, nós necessitamos do apoio dos adultos voluntários que também se beneficiam do escotismo desenvolvendo novas habilidades e aprimorando aquelas que já têm, tendo o apoio na sua formação para o desenvolvimento de suas funções, e também para o desenvolvimento pessoal.

 

O QUE FAZ UM MEMBRO DO CFLJ

O CFLJ contribui para que o Grupo Escoteiro Jaguary desenvolva as suas atividades e aplique o programa escoteiro. Seus membros podem atuar em equipe, ou individualmente, de acordo com as necessidades. Esta contribuição pode ser dada diretamente à seção, ex.: Atuando como instrutor ou examinador de uma especialidade, ou a um escotista ou dirigente, propiciando condições para aplicação de um programa rico. Além de desenvolver atividades próprias do clube, sejam sociais, esportivas, culturais, espirituais, etc...

COMO SE ASSOCIA AO CLUBEL CFLJ

Acessando o grupo do Clube no Facebook: Clube da Flor de Lis Jaguary e posteriormente fazendo o seu registro escoteiro no Grupo Escoteiro Jaguary.

Considerando que o Clube da Flor e Lis é, também uma unidade de serviços voluntário ao escotismo, e tendo em vista a Lei do Voluntariado, ao se associar seus membros também assinam um acordo mútuo, documento que estabelece diretrizes sobre a sua atuação como adulto voluntário em tempo flexível.

CARACTERÍSTICAS

- Não é uma seção;
- É vinculado à Diretoria do Grupo;

- Possui regulamento próprio;
- Todos os seus membros são registrados na UEB;
- Possui calendário de atividades próprio.

MAIORES INFORMAÇÕES

Chefe José Maria Wünsch (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).


GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.