TIRO DE GUERRA - AS PRIMEIRAS INSCRIÇÕES (1983)

Local onde foram realizadas as primeiras inscrições dos jovens em 1983. Gentilmente oferecido pelo Sargento Wanderley Torry (comandante o TG local).

UNIÃO DOS FERROVIÁRIOS - 1ª SEDE DO GRUPO (1983 A 1984)

A primeira sede do grupo foi localizada na União dos Ferroviários, localizado no bairro do Taboão, em frente à Praça Nove de Julho. Esta entidade cede a utilização de uma sala, este local foi conseguido graças ao empenho do Prefeito José de Lima e seu vice-prefeito Airton Athanásio.
ESCOLA PAULO SILVA - 2º SEDE DO GRUPO (1985)

Em 1985 a sede do GEJ encontrava-se na Escola Paulo Silva, as atividades eram realizadas dentro das salas nos sábados à tarde e domingo pela manhã, nesta época existiam 7 patrulhas de escoteiros, 2 patrulhas de escoteiras e uma de sênior.

UM TERRENO BALDIO

As atividades passaram a ser realizada em um terreno baldio (onde hoje Delegacia Seccional), no Taboão, em frente à Praça 9 de Julho. Não havia as mínimas condições para a prática do escotismo, não havia nenhuma área coberta, nem banheiros.


ASSOCIAÇÃO DOS ACOÓLATRAS ANÔNIMOS (AAA) 3º SEDE DO GRUPO (1988)

Uma pequena casa próxima ao “trenzinho”, na Praça Nove de Julho no bairro Taboão, este local era compartilhado entre o Grupo Escoteiro e a Associação dos Alcoólatras Anônimos (AAA). Este prédio foi posteriormente derrubado, dando lugar ao atual estacionamento Delegacia de Polícia Seccional.

POSTO DE MONTA

Devido às dificuldades de falta de espaço para a prática do escotismo, as atividades passaram a ser realizada no Posto de Monta. Não havia um lugar para guardar os materiais, o grupo apenas utilizava o local.

PÁTIO DA FESB (1992 E 1993)

Em 1992 e 1993, após a segunda fundação do grupo, as atividades foram transferidas para a FESB. O grupo penas tinha autorização para realizar atividades no sábado, não havia um lugar para guardar os equipamentos.

POSTO DE MONTA (1993 A 1997)

1O Posto de Monta era apropriado para as atividades escoteiras, existia uma grande área verde e espaço para a execução das atividades escoteiras e acampamentos. O problema era a falta de uma sede, não existia um local físico para guardar os equipamentos usados nas atividades. As atividades eram realizadas na entrada do Posto de Monta, lado esquerdo em baixo das árvores de pinos.
Então um caseiro Sr. Sebastião cedeu gentilmente um pequeno quarto anexo ao prédio da administração, lá seria possível guardar os equipamentos, mais o local foi arrombado e tudo foi roubado, isto deixou todos decepcionados já que era muito difícil a aquisição destes equipamentos. Após este episódio os materiais passaram a serem guardados nas casas dos participantes do grupo, isto gerava uma grande dificuldade, já que todo sábado era necessário transportar os materiais até o local das atividades, estes problemas persistiram até o ano 1997.
EMEI FERNANDO DA SILVA LEME - 4ª SEDE DO GRUPO (1997)

Em 1997 a prefeitura cedeu à utilização de forma provisória uma casa na antiga EMEI Fernando da Silva Leme, localizada na Rua Treze de Maio S/N no bairro Taboão (atrás da Polícia Florestal), este local estava desocupado e abandonado, pertencia ao governo estadual. O local não era ideal para as atividades devido ao espaço físico, também não possuía sanitários e energia elétrica.

2 3
Atividades na sede do bairro Taboão  em 1998

O grupo ficou neste local pouco tempo, em 27 de abril de 1998 o governo estadual solicitou a imediata desocupação do local, lá seria instalada a Polícia Técnica-Científica de Bragança Paulista.  Mais uma vez os escoteiros do Jaguary ficaram sem um local para suas atividades, isto gerou desconforto entre os escotistas e os jovens. Então o prefeito municipal, o Senhor José de Lima cedeu um novo local para atividades, novamente no Posto de Monta.

POSTO DE MONTA - 5ª SEDE DO GRUPO (1998)

4No retorno ao Posto de Monta em 1998, o grupo recebeu da prefeitura um barracão que era usado como depósito de feno, utilizado principalmente em época de exposições. O barracão foi dividido ao meio, metade para o grupo e outra para o depósito de feno. Este barracão estava em péssimo estado de conservação e como estava dividido possuía pouco espaço físico, o que dificultava a sua utilização. Em abril de 1998 os membros do grupo escoteiro fizeram um “abaixo assinado” encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, solicitava um terreno para a construção de uma sede definitiva para o grupo. Em 1999, após uma tentativa de invasão na sede por ladrões que fizeram um buraco na parede no armazém de feno, a prefeitura autorizou o grupo utilizar o prédio inteiro, também realizar obras de melhorias. Então em novembro de 1999 iniciaram-se as obras de melhorias, que foram pagas com recursos financeiros do próprio grupo. Esteve na frente do projeto João Honorato de Moraes. Foram reformadas todas as áreas internas, colocadas forro de pinos e construído uma cobertura externa, em frente à porta. Em 2000 o grupo fez um projeto, no qual solicitava autorização para a construção de um alambrado em volta da sede, para melhorar a segurança, mais isto não foi autorizado. Também no ano de 2000 foi instalado um sistema de alarme, gentilmente cedido pela empresa COP.
5 6
7
8
Reforma da sede em 1999

Mais o problema persistia, onde a qualquer momento poderia ser solicitada a saída do grupo deste barracão. O grupo não possuía nenhuma documentação assinada com a prefeitura oficializando a sua utilização. Então após esforços da Diretoria foi assinado no dia 06/03/2007 entre o Sr. Prefeito Municipal João Afonso Sólis (Jango) e a Diretora Presidente a Sr. Sonia Aparecida Picinato Mazuchelli o documento que permitia o uso do galpão pelo Grupo Escoteiro Jaguary.

9 Prefeito João Afonso Solis assinando documentação da sede - 06/03/2006

sede Sede do Grupo Escoteiro Jaguary - 2008
GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.