GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - BRAGANÇA PAULISTA

O Grupo Escoteiro Jaguary (134/SP) é uma associação civil, de direito privado, administrado por pessoas voluntárias. É independente, apartidária, apolítica e sem fins lucrativos. É reconhecido como entidade de Utilidade Pública Municipal pela lei 2.817 de 28/09/1994. As atividades praticadas pelo grupo são de caráter educativo não formal, destinadas a crianças e jovens na faixa etária de 7 a 21 anos, objetivando o desenvolvimento em diversos aspectos como físico, afetivo, social, intelectual, espiritual e especialmente o caráter.

Tem por objetivo a prática do escotismo a nível local, conforme regras estabelecidas pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) a qual é afiliada.
 
A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 3.297 de 11/07/1917, reiterada pelo Decreto nº 5.497 de 23/07/1928 e como Instituição de Educação Extra-Escolar e Órgão Máximo do Escotismo Brasileiro pelo Decreto-Lei nº 8.828 de 24/01/1946 e Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 7.014 de 17/01/91. Também é reconhecida de Utilidade Pública Municipal por diversos municípios, incluindo a capital paulista através do Decreto 2894 de 15/02/1974. Registrada no Cadastro de Entidades com Fins Filantrópicos (CFF/CEFF) e no conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

2
Foto em 1997

j
Foto em 2002

.
Foto de 2008


Foto de 2010

Foto de 2012

Foto de 2013


Foto de 2014


Foto de 2016
 

O NOME

oncaO nome JAGUARY foi sugerido por José Carlos Corrêa Korte, um dos fundadores do grupo, na reunião do dia 1 de julho de 1983. Foi uma homenagem ao Rio Jaguary. Jaguary na língua indígena Tupi quer dizer Rio das Onças (Jaguar = Onça, Y = Rio). As nascentes do Rio Jaguari estão localizadas no estado de Minas Gerais, nos municípios de Sapucaí-Mirim, Camanducaia e Itapeva. Em Jaguariúna, no estado de São Paulo, o Rio Jaguari recebe um afluente importante, o Rio Camanducaia. Ao juntar-se com o Rio Atibaia, o Jaguari forma o Rio Piracicaba, no município de Americana, no estado de São Paulo, seguindo até o município de Barra Bonita, também no estado de São Paulo, onde ocorre sua foz junto ao Rio Tietê. Ao entrar em território paulista, o Rio Jaguari é represado, sendo este um dos reservatórios integrantes do sistema produtor de água chamado Cantareira, construído para permitir a reversão de água da bacia do Piracicaba para a bacia do Alto Tietê, como reforço ao abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo. São revertidos aproximadamente 33 metros cúbicos por segundo, dos quais 31 metros cúbicos por segundo originados dos formadores do Piracicaba (Jaguari e Atibaia). Por atravessar dois estados, o Jaguari é considerado um rio federal. Sua bacia abrange quatro municípios mineiros e quinze paulistas, também é um dos cinco melhores rios do Brasil para a prática do rafting. No estado de São Paulo, há outro rio também chamado Jaguari, afluente da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul e que atravessa os municípios de Santa Isabel, Igaratá e Jacareí.

 

O LOGOTIPO

No dia 14 de dezembro de 1983, foi realizado um concurso para definir o logotipo do grupo, o qual seria também usado na bandeira do grupo. Vários escoteiros e pais dos jovens participaram no concurso. O desenho ganhador foi feito pelo escoteiro Eli Aparecido Cardoso. Este logotipo foi utilizado até 1994, quando foi realizado um novo concurso. Desta vez o desenho ganhador foi feito pelo escotista José Marcelo de Loyola. Este logotipo apresenta uma flor-de-lis estilizada, é utilizado pelo grupo até os dias de hoje. 

A flor-de-lis estilizada original possuía 3 cores (vermelho, verde e amarelo), porem com o passar do tempo passou a ser inteira preta. isto ocorreu devido a utilização de foto cópias. Embora o novo logotipo tenha sido criado em 1994, somente começou a ser utilizado no lenço escoteiro em 2012, durante as comemorações de 29 anos do grupo, na gestão de José Augusto Salaroli.

1

O LENÇO

O Lenço Escoteiro é a peça mais importante do uniforme. Ele representa o grupo e seu compromisso com o escotismo. O lenço do Grupo Escoteiro Jaguary (134/SP) foi criado em agosto de 1983., após várias sugestões foi aprovado a sugestão do jovem Eli Aparecido Cardoso. O lenço possui a cor central o verde representa as matas. Duas fitas nas cores amarela e o vermelha. A vermelha representa a cor do sangue de luta. A amarela representa o ouro.
 

O GRITO

De Bragança nós viemos,
com essa garra nós vivemos,
nosso lema é vibração,
garra, força e união.

Nosso nome é Jaguary
outro igual eu nunca vi
com muita dedicação
o melhor da região.

Jaguary !
Jaguary !!
Jaguary !!!

Uma vez Escoteiro !
Sempre escoteiro !

Um por todos !
Todos por um !

Sempre Alerta !

Autoria: As Guias Kelly Freire Alves e Flávia de Campos Cintra

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.