O QUE É ESCOTISMO

O escotismo vem da palavra inglesa "scouting" que significa busca ou explorar. O escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. O Escotismo se constitui no maior movimento mundial de jovens, reunindo mais de 25 milhões de membros em 216 países e territórios. É reconhecido pela UNESCO, pelos governos e autoridades em educação como um importante instrumento no desenvolvimento de crianças e jovens. O Escotismo oferece um espaço sadio e alegre em atividades ao ar livre, proporcionando experiências de vida que resultam em valores, que se somam ao crescimento pessoal e na formação do caráter. O Escotismo, sob o ponto de vista dos jovens, é uma grande aventura em que cada um, em companhia de um grupo de amigos, pode explorar a natureza, acampar, aprender habilidades mateiras, de orientação na mata, e de quebra, vivenciar o fascinante mundo escoteiro com seus princípios e valores. Do ponto de vista do adulto, o Escotismo é uma associação de pais que acreditam no Método Escoteiro como sendo um excelente meio para que seus filhos sejam preparados para enfrentarem os embates da vida, desenvolvendo habilidades pessoais tais como o trabalho em grupo, exercer a liderança através da ação e sobrepujarem-se no esforço do desenvolvimento pessoal e ainda serem felizes, com excelentes lembranças da infância e da juventude com os amigos escoteiros para toda a vida. O método escoteiro existe praticamente desde a sua fundação, a mais de 100 anos. O seu sucesso, persistência ao longo do tempo e modernidade se deve às suas principais características: Vida em equipe, Aprender fazendo, Vida ao ar livre e Serviço ao próximo.

A MISSÃO

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

CONTRIBUIÇÕES

A boa ação diária é inerente a todos os membros, o cumprimento do dever cívico, apoio a comunidade, ao próximo, a conservação dos meios naturais e cooperação a movimentos semelhantes, é incentivado pelo Movimento Escoteiro. Escotismo é o maior movimento organizado de educação não-formal. Em setembro de 2005, as estatísticas apontam o escotismo presente em 216 país e territórios, com um total de 28 milhões de filiados, havendo apenas seis países sem escotismo. Já passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 300 milhões de jovens desde a sua criação na Inglaterra. Em 2007, foi realizado o Jamboree Mundial do Centenário na Inglaterra, com a participação de cerca de 42 mil pessoas em mais de 120 países.Apesar do número de escoteiros parecer elevado em números absolutos, é pouco relevante se analisado demograficamente.Considerando os benefícios do Escotismo o número de atendidos poderia ser muito maior, quem lê os documentos escritos por Baden-Powell compreende que ele foi um homem de vanguarda na educação, há um século atrás ele já defendia muito do que hoje é considerado como novidade na educação: vida e trabalho em pequenos grupos, liderança e o uso da ludo educação (jogos), definição de objetivos, importância do exemplo como principal educador são apenas uma amostra dentre sua obra.

ORGANIZAÇÃO

O Escotismo está organizado em ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira.

RAMO ABRANGÊNCIA
Lobinho Para meninos e meninas de 7 a 10 anos, denominados lobinhos (meninos) ou lobinhas (meninas)
Escoteiro Para rapazes e moças de 11 a 14 anos, denominados escoteiros (rapazes) e escoteiras (moças)
Sênior Para rapazes e moças de 15 a 17 anos, denominados seniores (rapazes) e guias (moças).
Pioneiro Para rapazes e moças de 18 a 21 anos (incompletos), denominados pioneiros (rapazes) e pioneiras (moças).

ESCOTISTAS E DIRIGENTS

Escotistas e dirigentes são as denominações adotadas pela UEB para identificar os adultos que atuam em contato direto com as crianças e jovens, Todos os escotistas e dirigentes são pessoas com mais de 18 anos de idade, que voluntariamente se disponham a servir à juventude e à comunidade, por acreditarem na eficácia do Escotismo como instrumento de educação, sem visar qualquer forma de vantagens, diretas ou indiretas, ou de recompensa pecuniária. O Escotismo está organizado em ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira.

AS MODALIDADES

MODALIDADE DESCRIÇÃO
Básica
Caracterizada pelo escoteiro típico, sendo a modalidade com o maior número de integrantes, apresenta grande flexibilidade de atividades e com formação geralmente mais voltada para a atividade excursionista, campismo e montanhismo.
Do Mar
Tem como principal diferença das outras modalidades é que realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for. Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de rio, lago, lagoa ou pantanal. Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.
Do Ar
A Modalidade do Escotismo do Ar, não foi idealizada pelo fundador, Baden-Powell, das outras duas modalidades, básica e modalidade do Mar, nem mesmo na Inglaterra, a Modalidade tem sua origem no Brasil. Dia 28 de abril de 1938, é oficializado o primeiro Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba. Em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos Grupos Escoteiros da Modalidade, na época se restringindo aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O Brigadeiro Nero Moura, em 26 de julho de 1951, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo a tamanha expansão registrada e seus valiosos objetivos, entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à Modalidade do Ar, o que acontece até os dias presentes.

A LEI ESCOTEIRA

O Movimento Escoteiro é regido por uma lei geral que regula as atividades do mesmo. Tudo que é realizado por um escoteiro é respaldado pelo cumprimento de um valosíssimo Código de Honra pelas máximas da Lei Escoteira, que estimula o escoteiro a ser um cidadão honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre econômico e limpo.

Lei escoteira:
  1. O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que a própria vida.
  2. O Escoteiro é leal.
  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
  5. O Escoteiro é cortês.
  6. O Escoteiro é bom para os animais e plantas.
  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Lei do lobinho:

  1. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
  2. O Lobinho pensa primeiro nos outros.
  3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
  4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
  5. O Lobinho diz sempre a verdade.

A PROMESSA

Antes de se tornar um membro do escotismo, o jovem cumpre várias etapas de adestramento e quando estiver pronto, ele faz uma promessa diante do movimento escoteiro. Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo. A Promessa orienta a vida do jovem em seus Deveres para com Deus e com a Pátria, lembra o jovem de Ajudar o Próximo em toda e qualquer ocasião e lembra o compromisso que ele tem com a Lei Escoteira. A Promessa é renovada quando o membro muda de Ramo ou de Grupo Escoteiro.

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
e obedecer a Lei Escoteira."

A Promessa do Lobinho, de forma adaptada à idade, prestada por Lobinhos e Lobinhas na cerimônia correspondente é a seguinte:

"Prometo fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres com Deus e minha Pátria;
Obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Os Escotistas Adultos e Dirigentes, na cerimônia da Promessa ou na posse de um cargo, prestarão a Promessa Escoteira acrescentando ao final: "e servir à União dos Escoteiros do Brasil". Os estrangeiros, conforme o caso, prestarão a Promessa dizendo após "deveres para com Deus", a frase "a minha Pátria e ao Brasil".

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.