im bruna

O Grupo Escoteiro Jaguary está em festa, a Chefe Bruna Duarte recebeu o certificado de conclusão de Nível Avançado do Ramo Sênior.

A cerimônia surpresa de entrega aconteceu na sede do Grupo Escoteiro Jaguary, no último sábado, dia 5 de março. O Chefe I.M. Adilson Xavier fez a honrosa entrega da Insígnia da Madeira à chefe Bruna, diante de seus irmãos escoteiros e sua família. Não faltou emoção para todos os integrantes do grupo, que demonstraram com lágrimas e aplausos todo o carinho que sentem pela chefe.

Bruna Duarte entrou para o Escotismo em 2002, como guia da patrulha Kaingang, foi submonitora no segundo semestre de 2002 e monitora no ano de 2003. Passou para o clã em agosto de 2004, no qual foi presidente por diversos mandatos, e também uma das coordenadoras do Interclãs de 2006, organizado pelo CLIF (Clã Luiz Izzo Filho), que contou com mais de 550 inscritos. Em 2007 passou a ser escotista e foi chefe da tropa Guia. Em 2013 foi nomeada chefe de seção sênior, delegada do Grupo na Assembleia Regional, membro do Conselho Fiscal e Diretora Técnica. No dia 31 de agosto de 2014 foi eleita Comissária Distrital do 18º Distrito Escoteiro Bragança Paulista, cargo que foi reeleita no final de 2015 para o mandato de 2016/2017.

A Insígnia da Madeira surgiu no Movimento pelas mãos de Baden Powel associada ao primeiro curso realizado em Gilwel Park de 8 a 19 de setembro de 1919. O símbolo do treinamento são duas contas de madeira, cópia de um velho colar presenteado a Baden Powel por um rei Zulú, durante sua permanência na África em reconhecimento à superioridade guerreira e pelo tratamento digno dado ao rei ao seu povo.

Baden Powel deu uma das contas deste colar a cada participante do 1º Curso em Gilwel Park, e a ideia era conceder algo que tivesse um significado maior que um diploma ou certificado. A correia em couro tem suas extremidades unidas por um nó de aselha e em cada ponta, fixadas as contas por um cote de uma volta. Quando a correia possuir duas contas, uma em cada ponta, significa que o seu portador é Escotista com a Insígnia da Madeira concluída.

O lenço de Gilwel foi criado por Baden Powel num tecido de cor rosa acinzentado e traz a aplicação na ponta triangular um retângulo do “Tartan” MacLaren, em homenagem aos que adquiriram as terras de Gilwel.

Para a chefe Bruna, atualmente as duas peças da Insígnia da Madeira - colar e lenço de Gilwel - mantém um simbolismo rico e muito próximo do original. O colar simboliza a partilha do dever e de conhecimentos entre as sucessíveis gerações de dirigentes, a transmissão do “fogo original” herdado de Baden Powel. “Na sua singeleza, é símbolo do desprezo pelas riquezas materiais a exemplo da forma como em pequenos nadas podemos encerrar as verdadeiras riquezas da humanidade. E ainda símbolo da nossa casa, a natureza. O nosso orgulho não são medalhas, nem diplomas, mais sim uma conta de madeira. O lenço simboliza a nossa pertença simbólica a Gilwel, lembra-nos o nosso compromisso de fraternidade mundial e torna-nos a todos dirigentes de um mesmo ideal. Somos todos do mesmo grupo.

im a1im a2im a3


Ver todas as fotos

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.