Escoteiros do mundo todo participaram durante os dias 18 e 19 de outubro no 57º Jamboree On The Air (JOTA) e 18º Jamboree On The Internet (JOTI). Eventos oficiais da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM)

A Base “Pico do Lopo” que operou em Bragança Paulista e contou com a participação de 4 grupos escoteiros. De Bragança Paulista estavam presentes os grupos Jaguary (134/SP) e Gebrapa (305/SP), de São Paulo os grupos Corumim (50/SP) e Irapuã (189/SP), participaram aproximadamente 100 pessoas entre crianças, jovens e chefes.

O JOTI tem como objetivo propor aos jovens novas amizades e troca de experiências no meio online. Os desafios lançados pela equipe organizadora e desencadeiam uma série de ações ligadas aos temas: meio ambiente, cultura, educação, esporte e lazer, que resultam, por sua vez, em uma intensa produção de conteúdos audiovisuais.

A integração e participação de todas as crianças e jovens foi fantástica, na gincana SJC do JOTI foram realizadas com sucesso as 25 tarefas.  A gincana SCJ é realizada por uma equipe de aproximadamente 100 pessoas de todo o Brasil, todas as tarefas são a analisadas e pontuadas. E no final a base é classificada entre bronze, prata, ouro e diamante. A base Pico do Lopo concluiu todas as tarefas e foi classificada com o grau máximo, o diamante, tendo uma média geral de 90%.

Também foram realizadas tarefas na gincana “Global JOTA-JOTI Challenge”, cujo manual utilizado pelos países de língua portuguesa foi traduzido para o português pela chefe Carolina Almeida do Jaguary, esta gincana é mundial e organizada pelos escoteiros da Alemanha, Áustria e Suíça.

No chat oficial da WOSM, o ScoutLink, foram realizados centenas de contatos com outros escoteiros do mundo todo. Foram realizadas várias conferencias em vídeo pelo aplicativo SKYPE, onde os escoteiros trocaram informações e fizeram novas amizades.  A participação na gincana mundial do JamPuz, cujo objetivo e o de trocar os códigos das bases foi um sucesso, dezenas de contatos foram registrados.

No JOTA a base uma base de rádio foi montada na sede do Grupo Escoteiro Jaguary, organizada pelos escoteiros do grupo Curumim de São Paulo.  O evento promoveu a comunicação via radioamador entre escoteiros. Teve como objetivo principal de proporcionar a intercomunicação entre os jovens via rádio, incentivando-os às praticas científicas e estudos técnicos, bem como a troca de informações entre os grupos.

Agradecemos aos chefes e pais dos jovens que contribuíram com a organização do evento, sem eles nada seria possível. Também deixamos o nosso agradecimento especial ao Chefe Adilson Lima e Renata Maszke, que nos cedeu gentilmente o local para realização do JOTI e toda a infra-estrutura de computadores e internet da escola WYou Cultura Americana.

Ano que vem tem mais, já estamos esperando o evento de 2015.

Veja as fotos do evento

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.