O Grupo Escoteiro Jaguary (134/SP) participou das comemorações de 9 de julho - Revolução Constitucionalista de 32

A Revolução de 32 aconteceu entre julho e outubro, com objetivo de derrubar o governo de Getúlio Vargas, que havia assumido o poder em 1930. Com governo provisório e com amplos poderes, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado com a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. A revolução eclodiu no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias. O levante estendeu-se até 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo.

Mais de 35 mil paulistas lutaram contra os 100 mil soldados de Getúlio Vargas, que permaneceu no poder até 1945. Porém em 1934 foi promulgada nova Constituição, dando início ao processo de democratização. Foram 85 dias de combates, com saldo oficial de 934 mortes. O Dia 9 de julho – marcou o início da revolução -, é a data cívica mais importante do Estado e se tornou feriado estadual em 9 de julho de 1997, conforme a lei 9.497, de 5 de março de 1997, promulgada pelo então governador Mário Covas (PSDB).

Veja as fotos.

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - webmaster: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.