Lobinho

NOME: TÚNEL
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL:  
LOCAL:  
OBJETIVO: Integração
DESCRIÇÃO Põe-se todos os Lobinhos em fila com as pernas abertas, formando um túnel.

Um Lobinho na ponta deve passar no "túnel" formado e posicionar-se como os demais.

O seguinte repete o trajeto, e assim por diante.

Observações: Esse jogo é simples, mas é de sucesso garantido, principalmente quando há Lobinhos muito gordos, muito baixos, muito altos ou que não gostam de andar de quatro no chão, mantendo os quadris excessivamente para cima.

Sugestões: Antes da fila, que se desloca para frente (ou para trás, dependendo de como se é feita a movimentação: se do Lobinho da frente ou de trás da fila), chegar a um obstáculo, o condutor do jogo deve orientá-la a curvar-se levemente para prosseguir o jogo.

No caso de Lobinhos com dimensões muito diferentes da média da Alcatéia, que causam sempre um problema de prisão das pernas de um com sua bacia, ou vice-versa, o condutor deve manter um clima de incentivo e humor positivos, e nunca mostrar-se aborrecido da
"lerdeza" dos meninos.

Para Lobinhos que evitam, por comodismo, andar de quatro, o
Escotista deve incentivá-lo a tal.

 

NOME: TODOS SE SAÚDAM
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL:  
LOCAL:  
OBJETIVO: Integração
DESCRIÇÃO Põe-se os Lobinhos a andar em um trajeto em oito. Quando se cruzam, se saúdam, com o lema e um aperto de mão.

Observações: Esse jogo é para fixar o adestramento dado de Saudação, Lema e Aperto de Mão aos Lobinhos. Esse jogo deve ser aplicado somente aos Aspirantes a Lobinho.

Quando o Lobinho ficar mais velho e sabido, não sentirá muitas atrações por essa atividade.

 

Os Lobinhos são formados em Matilhas.

Os primeiros da fila recebem uma bola e lançamna para o último, passando sobre os Companheiros.

Enquanto correm para o último lugar da
fila, a bola é passada sob as pernas dos demais até ao Lobinho da frente, que a lança para o último etc.

Termina quando todos tiverem lançado e recebido à bola.

Observações: Esse jogo é aplicável depois de se dar o adestramento de lançamento de bola nas Reuniões de Alcatéia.

Sugestões: O nome "Telégrafo Balístico" deve-se unicamente à história contada para os Lobinhos antes do jogo. O tema pode ser outro, então o jogo pode ser apresentado com um outro nome.

 

NOME: REVESAMENTO DA PONTARIA
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL: Quatro baldes e 30 pedrinhas
LOCAL:  
OBJETIVO: Integração
DESCRIÇÃO 1)Formar filas para o revezamento.

2) Ao sinal do apito o primeiro parte, corre até uma linha e joga uma pedrinha num balde.

3) Se não conseguir, pega a pedra onde estiver e retorna à linha até conseguir.

4) Retorna à fila para que o segundo também realize a tarefa.

5) Vence equipe mais rápida.

 

NOME: PIQUE BARATINHA
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL:  
LOCAL:  
OBJETIVO: Integração
DESCRIÇÃO Dentro da equipe será escolhido um(a) jovem para ser o(a) ‘inseticida".

Os demais membros serão as ‘baratinhas'.

O jogo consiste em um ‘pega-pega', onde o ‘inseticida' toque a ‘baratinha'.

Para evitar ser pega, a ‘baratinha' deve deitar no chão, de pernas para o alto, e mexer com os braços e as pernas (imitando uma baratinha), no que o
‘inseticida' deverá deixar aquele membro fugir.

Caso uma ‘baratinha' seja pega pelo ‘inseticida', ajudará o pegador (inseticida).

 

NOME: PEIXES E BONES
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL: Um peixe de papel ou isopor para cada Matilha. No caso de dificuldades de se fazer um peixe para cada Lobinho, pode se fazer dois para cada Matilha: um fica em jogo e o outro é levado, pelos Escotis
LOCAL:  
OBJETIVO: Integração
DESCRIÇÃO Os Lobinhos formam as matilhas em filas. Para cada uma, há um peixe de papel e um boné colocados emborcados a uns cinco metros dos Primos.

Os Lobinhos da vez, de cada Matilha, devem conduzir seus respectivos peixes para dentro do boné usando somente os
sopros. Conseguindo, o seguinte da sua matilha parte para fazer a mesma coisa. Ganha a primeira que conseguir colocar todos os peixes no seu boné.

Observações: Esse jogo não é aplicável em dias com chuva ou vento. Entretanto, é muito bom para os pulmões e a coordenação respiratória dos Lobinhos, além de ser um bom teste para suas paciências.

Sugestões: O interessante desse jogo é quando há um peixe, de isopor, para cada
Lobinho. Depois desse jogo, eles podem pintá-lo com as cores da Matilha ou com as cores próprias dos peixinhos do mar.

Depois, até um interessante móbile pode ser montado com esse material.

 

NOME: O PORQUINHO E A ABÓBORA
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL:  
LOCAL:  
OBJETIVO: Integração
DESCRIÇÃO Regra: Os participantes se põe em círculo com as mãos dadas, sendo que um deles será a "abóbora" que deverá ser "comida" por um participante de fora do círculo, que será o
"porquinho", colocado, no início do jogo, numa posição diametralmente oposta daquedeverá ser caçado.

Na partida, o "porquinho" deverá correr atrás da "abóbora". O círculo, para proteger a "abóbora", gira no mesmo sentido do "porquinho".

Observações: Esse jogo é muito divertido, principalmente com um número grande de participantes, podendo perfeitamente ser aplicado como JAG, apesar das suas características
mais marcantes como jogo de círculo.
Sugestões: Podemos incrementar esse jogo permitindo que o "porquinho" parta na direção que quiser (geralmente, na primeira fase, estipula-se uma direção), depois permitir que o
"porquinho" mude de direção em plena corrida, o que é capaz de desestabilizar o círculo formado, e, depois, colocando dois "porquinhos" para duas "abóboras", primeiramente
numa direção estipulada e assim por diante.

 

NOME: O LOBO DISSE
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL:  
LOCAL:  
OBJETIVO: Integração
DESCRIÇÃO Dá-se aos participantes várias ordens simples (pular com um pé, dar uma volta,
cumprimentar o companheiro etc.).

Só as precedidas com as palavras "O Lobo Disse" é que devem ser obedecidas. Ganha aquele que for mais obediente.

Observações: Esse jogo é um clássico, também conhecido pelos nomes "Simão Disse", "Macaco Disse" e outros.

O nome "O Lobo Disse" é só para adaptá-lo ao ambiente da Alcatéia de Lobinhos.

Os demais Ramos podem adaptar outros nomes.

Sugestões: Um erro muito comum ao se aplicar esse jogo é o de encará-lo como de eliminação.

Basta um auxiliar do condutor contar os pontos dos mais obedientes para, no
final, proclamar o vencedor.

É difícil, mas com um pouco de prática se consegue.

 

Formam-se duas filas com cada participante segurando o ombro do da frente.

Numa fila tem "Shere Khan" na frente e outra com "Mowgli", com "rabo" de lenço atrás. "Shere Khan" tem de pegar o "rabo" de "Mowgli".

Depois desse ser pego, os times invertem os papéis.

Observações: Esse jogo é divertido, principalmente quando as filas ficam muito grandes.

Há dois tipos de comportamento a serem observados nesse jogo: um é quando há pessoas que se soltam com facilidade e outro quando há quem faça manobras tão fechadas que forçam os companheiros de trás soltarem e até caírem.

Em ambos os casos, há um indicativo de falta de espírito de equipe.

No primeiro caso, a pessoa que assim procede tende a se entregar nas primeiras dificuldades, não permitindo que desafios importantes cortem seu caminho de vida.

No segundo, a pessoa mostra-se egocêntrica ao ponto de pouco se importar com os seus próprios companheiros e na vitória da equipe: quer mostrar-se apenas como o melhor de
todos e que o resto não interessa, ou que o resto perdeu o jogo por não saber acompanhálo.

Ambos os casos merecem ser tratados pelos Escotistas.

Sugestões: É interessante se aplicar uma "punição", dando a vitória ao time adversário, ao time que se soltar com facilidade.

 

Formam-se duas equipes. Com uma moeda, sorteia-se a equipe que chora e qual a que ri.

Cara, uma chora e outra ri. Coroa, inverte-se a situação.

Observações: Jogo bom para animar a atividade em dia de chuva ou num ônibus.

Serve também para preparar os participantes antes de uma atividade de apresentação teatral.

Sugestões: A aplicação desse jogo não se exige uma programação específica para tal.

É do tipo que o Escotista "tira do bolso" quando os meninos mostram-se desanimados, abatidos ou sem muito espaço para expandir suas energias.

O Escotista deve ter o cuidado para que, quando houver necessidade de se "puxar algo do bolso", suas reuniões devem ser reavaliadas com mais critério.

Se o objetivo do jogo for a preparação teatral, o Escotista deve providenciar que, a cada rodada, se varie o grau de riso e choro que se espera dos participantes, e que também mostre outros sentimentos antagônicos (amor e ódio, dor e alívio, desespero e serenidade, etc.).

Não custa lembrar que, a história inicial, é que vai dar a maior profundidade ao jogo.

 

NOME: MACACADA
RAMO: LOBINHO
TIPO: MATILHAS
ÁREA: SOCIAL
MATERIAL:  
LOCAL:  
OBJETIVO: Comunicação não-verbal, desenvolvimento do processo de cooperação grupal, negociação.
DESCRIÇÃO Descrição: Formar entre os participantes, dois grupos que deverão negociar entre si, considerando que representarão dois grupos de macacos, e que portanto durante o jogo não podem falar, mas apenas gesticular e emitir sons como os macacos.

Antes, porém, deverão escolher cada qual o seu representante para a negociação.

Os produtos á serem negociados poderão ser: alimentos, objetos, água, um território ou a Paz.

Somente o negociador deverá se comunicar com o grupo vizinho. Antes de iniciar a negociação, o grupo se reúne e discute a técnica á se usada, as estratégias e o que vai ser negociado. Após isso, não se pode mais falar, somente gesticular, urrar. Emitir
grunhidos, fazer sinais, pular, etc. O tempo para a negociação é de 2 minutos.

Após esse tempo o negociador volta a base e o grupo melhora a estratégia de ação.

Se a negociação emperrar, o grupo sinaliza para que seu negociador retorne á base, para que seja refeita a estratégia. Quando tudo termina, os grupos podem juntar-se em um círculo maior e iniciar uma sessão de massagem coletiva, começando pela catação de piolhos, ou cafuné nas cabeças dos participantes e depois, na seqüência,
massagear as costas e braços.

Pede-se para que todos se sentem no chão e abre-se o debate sobre as impressões causadas pelo exercício.

 

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
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