Ciência e Tecnologia

  1. Conhecer o significado da palavra Robótica.
  2. Conhecer a história da Robótica no Brasil e no Mundo.
  3. Conhecer os principais tipos de robôs, suas características e propriedades.
  4. Montar um modelo com peças móveis e que tenha pelo menos um componente eletroeletrônico para controlar os movimentos dos componentes móveis.
  5. Montar um modelo que tenha ao menos dois componentes móveis acionados por engrenagens, e seja rádio controlado ou controlado por dispositivo sem fio.
  6. Montar modelo que tenha três ou mais componentes móveis acionados por engrenagens, polias e correntes e seja rádio controlado ou controlado por algum dispositivo sem fio.
  7. Fazer uma exposição de modelos, apresentando a dinâmica da mecânica dos mesmos e também a utilização de comando sem fio ou rádio controlado.
  8. Identificar fornecedores de modelos dinâmicos para montar ou construir, apontando custos e dificuldades.
  9. Instruir os membros de sua Seção, apresentando a analise da dinâmica mecânica do modelo montado e também a utilização de comando sem fio ou radio-controle.

  1. Possuir noções de coordenadas geográficas, coordenadas UTM, paralelos e meridianos.
  2. Fazer um breve relato sobre o Sistema GPS.
  3. Explicar o que é o Datum no sistema GPS, e mostrar onde encontrar o Datum de um mapa e como alterar o Datum do aparelho de GPS.
  4. Saber os fatores que fazem com que o GPS não fornecer sua localização.
  5. Estar familiarizado com os termos habitualmente utilizados no Sistema de Posicionamento Global.
  6. Conhecer o Sistema Glonass, o Sistema Glonass,
  7. Explicar o multicaminhamento e outros fatores que afetam a precisão do Sistema GPS.
  8. Demonstrar como transferir pontos de um mapa para a memoria do GPS.
  9. Demonstrar como demarcar pontos.
  10. Encontrar um ponto de coordenadas solicitado pelo examinador.
  11. Fazer uma jornada de 2km marcando pontos de interesse do examinador.
  12. Efetuar um mapeamento de uma área de acampamento definido pelo examinador.

  1. Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estuda o planeta Terra - a Geologia; e de 05 áreas específicas de estudo dentro da geologia, explicando o objeto de estudo de cada uma delas.
  2. Organizar uma palestra informativa para a Seção, com o auxílio de um Geólogo, destacando assuntos como nomenclaturas científicas, classificação de minerais e de rochas, a profissão de Geólogo, a formação necessária, a  abrangência de sua atuação profissional, mercadode trabalho, etc.
  3. Descrever as principais características que compõem a estrutura interna da Terra - núcleo, manto e crosta terrestre.
  4. Descrever como ocorreu o surgimento da Teoria da Tectônica de Placas, a importância deste conhecimento à sociedade e as consequências de suas movimentações nos mais diversosambientes terrestres.
  5. Definir Tempo Geológico e dizer os nomes e momentos em que ocorreram os principais eventos geológicos.
  6. Enunciar a definição de minerais e rochas e as principais características que distinguem os diversos tipos.
  7. Explicar, por meio de uma demonstração para a sua Seção, o ciclo das rochas, incluindo a definição e as principais características de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.
  8. Descrever Intemperismo e o que estes fenômenos (químicos e físicos) podem causar às rochas.
  9. Construir e apresentar à sua Seção uma maquete que demonstre os recursos hídricos superficiais e subterrâneos da Terra.
  10. Explicar para a sua Seção o que são minérios e trazer 7 objetos de seu uso cotidiano, exemplificando a partir de quais minérios eles foram fabricados.
  11. Desenvolver, antes de um acampamento da Seção, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de formação geológica está integrada a área da atividade; durante o acampamento,fotografar e registrar exemplares que possam identificar o tipo de formação geológica nolocal; após o acampamento, montar um painel com os registros encontrados.
  12. Visitar um geoparque, fotografar os diferentes processos geológicos apresentados pela instituição e montar uma exposição para a Seção, explicando cada processo. Na ausênciade um geoparque, utilizar fotos e recortes de jornais, revistas, cartões, etc.

  1. Ter conhecimentos básicos sobre as ciências que estudam as diferentes composições terrestres – Ciências da Terra; sobre as áreas que as integram e sobre o objeto de estudo de cada uma delas.
  2. Organizar uma palestra informativa para a Seção, com o auxílio de um profissional (Geólogo, Biólogo, Químico ou Físico), discutindo assuntos como nomenclaturas científicas, esferas terrestres, sua profissão, a formaçãonecessária, a abrangência de sua atuação profissional, mercado de trabalho, etc.
  3. Enunciar as principais características das esferas da terra – atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera.
  4. Descrever as principais características da atmosfera terrestre – pressão atmosférica, composição, estrutura e sua importância para a sobrevivência.
  5. Construir e apresentar à sua Seção uma maquete com a representação das diferentes camadas que compõem a atmosfera terrestre - troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e ionosfera.
  6. Descrever a definição e as principais características da biosfera terrestre – biociclos e biomas, habitats naturais e espécies, biodiversidade, ecossistema, sua importância para a sobrevivência e consequências causadas à biosfera pelapresença do homem.
  7. Organizar uma exposição para a Seção, discutindo a definição e as principais características da hidrosfera terrestre – surgimento da água no planeta, distribuição de água na hidrosfera, condições da água do planeta, importânciade racionamento e sua preservação e importância para a sobrevivência.
  8. Explicar para a sua Seção, por meio de uma demonstração, o ciclo da água, incluindo a definição e as principais características de cada uma dos processosenvolvidos.
  9. Descrever as principais características da litosfera – composição, tipos de rochas, estrutura e alterações sofridas pelos agentes externos e internos.

  1. Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estuda os seres vivos – a Biologia, das áreas que a integram e do objetivo de estudo de cada uma delas.
  2. Demonstrar por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal) a seqüência de acontecimentos que ocorrem nos seres vivos: nascimento, crescimento, reprodução, degeneração e morte.
  3. Organizar uma palestra informativa, para a sua Seção, com auxílio de um Biólogo, discutindo assuntos como: nomenclatura científica, classificação animal e vegetal, a profissão de Biólogo, a formação necessária, abrangência de sua atuação como profissional, média salarial, oportunidades de trabalho, etc.
  4. Desenvolver, antes de um acampamento de sua Seção, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade, qual a fauna e flora características desse ecossistema: durante o acampamento, fotografar e registrar exemplares que possam ser observados; após o acampamento, montar um painel em que os resultados da pesquisa sejam comparados com os resultados reais e discutir com a Seção as prováveis razões das diferenças encontradas.
  5. Visitar um Jardim Zoológico e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar um álbum com as fotos, identificando os animais por seu nome vulgar e científico e indicando a região ou regiões onde podem ser encontrados. Na ausência de um Jardim Zoológico, utilizar fotos ou recortes de jornais ou revistas, cartões, etc.
  6. Preparar uma coleção com um mínimo de cinco moldes de gesso de pegadas de animais (domésticos e silvestres), estabelecendo as diferenças entre elas.
  7. Preparar um exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias, esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvore, etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas características do grupo.
  8. Apresentar a sua Seção uma coleção de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos de árvores brasileiras identificadas por seus nomes, vulgar e científico, localizando a região ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.
  9. Construir e manter por um período mínimo de três meses, com registros semanais, um terrário ou um aquário, apresentando relatórios a sua Seção.

  1. Pesquisar e apresentar a pesquisa ao examinador ou sua seção sobre o que faz um web designer, qual a formação acadêmica necessária e em que tipo de empresas ele trabalha.
  2. Pesquisar e apresentar a pesquisa ao examinador sobre o significado de design, web design, layout, wireframe, mapa do site, HTML, XHTML, JavaScript, CSS, acessibilidade e outros que o examinador escolher. Além disso, na mesma pesquisa, citar os principais programas utilizados por web designers.
  3. Construir o mapa do site do site nacional ou regional dos Escoteiros do Brasil ou um escolhido pelo examinador.
  4. Construir os wireframes de um site de sua matilha ou patrulha ou então de um evento organizado pelo seu Grupo Escoteiro.
  5. Criar o layout do site conforme projetado por você, através dos wireframes, utilizando a ferramenta de edição gráfica de sua escolha.
  6. Montar o html do layout que você criou, tornando-o navegável aplicando ao site toda a interação necessária entre as páginas e se possível adicionar algum tipo de interação.

  1. Visitar uma sala AIS e enunciar duas atividades desenvolvidas pela mesma.
  2. Enumerar duas das principais diferenças de infra-estrutura entre aeródromo, aeroporto e heliporto.
  3. Demonstrar como se verifica o nível de óleo do motor e como se drena o combustível das asas e da linha de alimentação de uma aeronave de pequeno porte.
  4. Identificar as principais áreas de risco para a circulaçao de pessoas próximo a aeronaves à reação com hélice e em helicópteros, bem como os cuidados necessários para prevenir acidentes no solo.
  5. Saber como se efetua uma inspeção pré-vôo, a partir da lista de verificação (check-list) da aeronave.
  6. Demonstrar como acionar e cortar o motor de uma aeronave de pequeno porte.
  7. Saber demonstrar a conduta a ser adotada e as regras de segurança a serem observadas durante uma atividade desenvolvida no pátio de um aeroporto.
  8. Conhecer e demonstrar as regras de segurança a serem adotadas quando em uma aeronave.
  9. Saber e demonstrar como auxiliar um piloto nas tarefas de amarrar uma aeronave ao solo, calçar suas rodas, verificar se a parte elétrica está desligada, e se as superfícies móveis foram travadas.
  10. Descrever e demonstrar os procedimentos adequados para rebocar ou empurrar uma aeronave no pátio ou hangar.
  11. Construir uma maquete e utilizá-la para explicar as diferenças entre pátio de estacionamento, pista de táxiamento, interseção e pista de pouso e decolagem, associando-as às diferentes situações de uma aeronave..
  12. Apresentar em desenhos ou figuras as diferentes formas de identificação de um heliporto, explicando seu significado.

  1. Definir Química, apresentando onde e como ela é utilizada no dia-a-dia, em sua casa, por exemplo.
  2. Explicar a diferença entre fenômeno químico e fenômeno físico.
  3. Apresentar à Seção um trabalho sobre a vida e realizações de três químicos famosos.
  4. Apresentar à Seção um protótipo onde seja realizada uma eletrólise.
  5. Descrever os principais materiais de laboratório e as regras de segurança num laboratório e explicar a diferença entre química orgânica , inorgânica e físico-química.
  6. Demonstrar o uso da Tabela Periódica.
  7. Apresentar dois diferentes métodos para medição do pH da água potável.
  8. Saber explicar as diferenças entre substâncias polares e apolares.
  9. Visitar uma indústria química e apresentar à Seção um relato sobre a visita; na ausência de uma indústria química, a visita pode ser feita a uma indústria de alimentos, de componentes metálicos, de aditivos, a uma metalúrgica ou a um curtume.
  10. Realizar três experiências diferentes, sendo uma de química orgânica, outra de química inorgânica e outra de físico-química.
  11. Obter, por meio de reações químicas, os seguintes gases: dióxido de carbono, oxigênio e hidrogênio.
  12. Fabricar sabão, explicando o que ocorre durante o processo.
  13. Explicar em termos físicos - químicos os seguintes efeitos: Chuva Ácida, Efeito Estufa e SMOG Fotoquímico e organizar, preparar e executar uma palestra sobre um dos temas propostos: 1) Água: propriedades, poluição e tratamento; 2) combustíveis; 3) poluição atmosférica.
  14. Montar e mostrar para a sua seção um protótipo "Pau-Bola" onde sejam montadas as seguintes moléculas: de Água, de Etanol e de Cloreto de Sódio. Seguindo as devidas regras (quanto à cor e tamanho, por exemplo, dos átomos).
  15. Montar e fazer funcionar uma pilha.

  1. Efetuar uma inspeção pré-vôo em um planador.
  2. Posicionar um planador antes e depois de um lançamento.
  3. Demonstrar os sinais de lançamento de planadores.
  4. Explicar a formação e o efeito das correntes termais.
  5. Explicar as características e os limites de operação de um determinado planador.
  6. Com autorização escrita dos pais, atuar como membro da equipe de manuseio em lançamento real, em um aeroclube reconhecido.

  1. Relatar para o examinador o conceito de paleontologia, como surgiu esta ciência e qual é a sua importância
  2. Construir uma maquete representando um sítio paleontológico, com a presença de fósseis diversos.
  3. Identificar em um mapa-mundi a localização geográfica de 3 (três) sítios paleontológicos, justificando sua importância.
  4. Apresentar à sua seção um estudo ilustrado sobre 5 (cinco) espécies pré históricas diferentes, identificando suas características físicas e o ambiente natural em que viveram.
  5. Identificar as técnicas e métodos científicos utilizados pela paleontologia.
  6. Visitar uma exposição temática, museu de ciências ou de história natural, elaborando relatório ilustrado (fotos) sobre as espécies extintas em exposição (animais e plantas)

 

  1. Montar um aquário e mantê-lo durante 60 ( sessenta ) dias.
  2. Explicar como respiram os animais marinhos.
  3. Participar de uma visita a um museu marinho, relatando-a à Seção.
  4. Relatar para o examinador o significado dos termos: ecossistema marítmo, Plataforma Continental e Zona Econômica Exclusiva ( ZEE )
  5. Identificar a importância do fitoplâncton marinho, do ponto de vista econômico e na cadeia alimentar.
  6. Organizar uma exposição fotográfica de animais e plantas marinhos, apresentando-a à Seção.
  7. Descrever as características dos oceanos em termos de monções, correntes marítmas, ressurgência, temperatura e salinidade e suas influências no clima terrestre e na quantidade de peixes.
  8. Expor as conseqüências da poluição dos mares.
  9. Descrever a cadeia alimentar e as distintas formas de vida animal e vegetal existentes nos oceanos.
  10. Visitar um Centro de Estudos Oceanográficos, e preparar palestra, relatando à Seção os trabalhos executados na instituição.
  11. Relatar para o examinador as principais convenções internacionais sobre a Zona Econômica Exclusiva ( ZEE ) e a Plataforma Continental.
  12. Catalogar e conhecer o perfil das profissões diretamente relacionadas com o uso dos mares.
  13. Desenvolver pesquisa estatística a respeito das seguintes atividades essenciais relacionadas com o mar no Brasil: transporte marítmo, comercial e de passageiros; pesca; extração de petróleo; construção e reparação naval.
  14. Descrever os aspectos preocupantes relacionados com o mar e que dizem respeito a: pesca sem controle; poluição química e radioativa; aumento do nível dos mares; exploraçào por estrangeiros da Zona Econômica Exclusiva ( ZEE ).
  15. Dissertar sobre a importância do mar para a vida dos seres humanos em termos de: saúde, alimentação, lazer, economia e as expectativas da futura exploração do potencial dos oceanos em recursos minerais, não combustíveis e medicinais.

GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - (134/SP)
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, s/n, Posto de Monta - Penha
Bragança Paulista - SP

Atividades aos sábados das 14h30 às 17h30
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